sábado, 30 de janeiro de 2010

Metrô, Metrô...

Li essa notícia hoje no Globo, procurei a mesma na internet... leiam aqui, é o pano de fundo para o que vou escrever na sequência...

Bom, desde que inventaram essa integração direta da linha 1 e 2, o serviço, que não era grandes coisas, se tornou um caos total. O Metrô, simplesmente, está, com o perdão da palavra, uma merda.
Será que ninguém percebeu que a obra de ligação entre as linhas não deu certo? Nem falo dos atrasos, mas também da falta de manutenção dos vagões. Aumentou-se o trajeto dos carros, e tudo está operando acima do limite.

É óbvio que já tá mais do que claro que a obra deu errado. Mas e aí? quem vai assumir que dinheiro foi jogado fora, e botar o metrô pra funcionar como antigamente? Obviamente, ninguém. Só quando acontecer alguma tragédia...

Em todos os lugares do mundo, o sistema metroviario é INTERLIGADO, com diversas baldeações, e várias linhas. Mas, aqui no Rio, estão fazendo tudo errado.

E ainda vão fazer o metrô da Barra ligado à linha 1, ao invés de fazer uma nova linha...

Lamentável.

2 comentários:

Thiago disse...

Essa mudança do metrô foi feita com atropelos desde o começo. Não foi feito um trabalho de conscientização dos usuários; não foi feita uma análise de riscos e falhas (esse incidente em Triagem causou transtornos muito maiores do que seria sem a intersecção entre linhas); não foi previsto treinamento adequado aos maquinistas nem manutenção às composições; e, por fim, eles dizem que 'tudo' será resolvido quando chegarem as novas composições em 2011. Será mesmo???
Eu creio que a segnuda baldeação na Carioca (com a extensão da linha 2 de Estácio para a Carioca, passando pela Praça da Cruz Vermelha), seria uma ótima alternativa, jogada no ralo. Agora vamos ter que conviver com esses probelmas todos até o dia que algum governante resolver sair das amarras do lobby e tomar uma decisão de macho.

Desde o início dessa operação nova, creio que até houve uma 'melhora' no tempo de espera e no número de pessoas por vagão, porém nada comparável ao que existia hpa um anoa atrás, por exemplo. Creio que o fato de um percentual de usuários ter abandonado o metrô pode ter colaborado com isso tb.
No mais, eu só uso metrô qdo realmente necessário (na volta do trabalho), fora isso estou sempre utilizando ônibus.

Alan disse...

É cidade olímpica cara, até 2016 vai estar tudo ótimo!