quarta-feira, 9 de maio de 2012

O policial, o cachorro, a maconha e a mídia.



Acho que todo mundo aí já viu essa imagem aí de cima, do policial jogando spray de pimenta no pobre cão. E, como sempre, o policial foi achincalhado pela mídia, como todas as vezes que a polícia faz algo aparentemente errado. E, a internet não poderia ficar de fora, várias pessoas falando mal da polícia, que é despreparada, corrupta (tudo a ver com o spray de pimenta), etc etc etc...

Mas aí eu pergunto. Alguém aí se colocou na porra do lugar do policial??? Imaginem vocês, por um minuto, no lugar dele: Você tem um emprego de merda, arriscadíssimo, põe a sua vida em jogo o tempo todo, é constantemente vigiado por todos, a maioria das pessoas não gosta de você, vive numa situação de estresse contínuo e, de repente, um cachorro, grande, ameaça te atacar. O QUE VOCÊ FAZ?

Não sejamos hipócritas. No lugar dele, teríamos a mesma reação. Foi uma coisa boa? Não. Poderia ter sido evitada? Não sei. Talvez. Mas ele não deu um tiro no animal. A polêmica em cima disso é absurda.

Segunda-feira mesmo eu vi no jornal que o batalhão de choque deu porrada naquela meia dúzia de maconheiros desocupados manifestantes que estavam na tal "marcha da maconha". Um chororô danado, reclamações, a polícia é isso e aquillo, violenta, despreparada, blá blá blá. Vendo a reportagem, você se convence que a polícia tava errada. Eis que, ao fim da reportagem, o apresentador do RJTV informa, rapidamente, que a polícia "disse" que foi alvejada com latas e pedras vindas dos "manifestantes". Um amigo me disse que ainda ficaram entoando cantos provocativos, do tipo "ei, polícia, a maconha é uma delícia".

Ou seja, me provocam, me jogam pedras e latas e eu, que deveria ser autoridade máxima, devo ficar quieto??? Se o seu filho fizer isso dentro de casa você não daria um castigo nele???

Até quando seremos uns hipócritas controlados pela mídia? Quando aprenderemos a pensar? E quando aprenderemos a parar de criticar as coisas e passar a olhar o nosso próprio rabo???

PS: É claro que, se a atitude do policial contra a cadela foi gratuita, é uma coisa execrável, baixa e ridícula. Mas não podemos julgar sem saber os fatos. E todo mundo está fazendo isso. O que vimos foi apenas uma foto, que não esclarece se era ou não uma situação de risco ao policial.

3 comentários:

Tayná disse...

Muito bom seu texto! O que dá raiva é que só quando um Policial aparece fazendo coisa errada é que a televisão explora o tema. Agora, quando morre tentando fazer o seu trabalho, ninguém se revolta da mesma maneira! O problema é que a maioria dos policiais que a mídia expõe é corrupta e nao vale nada ou eles forçam a barra para parecerem que estão errados, como no caso dos policiais que foram botar ordem nos maconheiros... Pra maioria do povo, são poucos os policiais que são bons e fazem a diferença... A tv mostra bandido como coitado e policia como causadora de tumulto e confusão...

Depois que um parente meu entrou para a PM, vejo de perto que a polícia tem muito mais valor do que qualquer um imagina. Ainda mais depois que o Beltrame passou a ser secretário de segurança. Ele participa e acompanha de perto todos os passos da polícia, não deixando de estar presente em todos os momentos, tanto os ruins como até mesmo nas formaturas de novos policiais que acontecem todos os anos.

Temos que dar valor ao que é nosso, à nossa polícia, e temos que parar de colocar bandido como coitadinho e pobrezinho que precisa de direitos humanos mimimi...

Thiago disse...

Pior foi que, num dos raros RJTVs que assisto, a polêmica da foto do policial jogando spray de pimenta foi colocada. E o agora 'consultor' para assuntos de polícia da Globo, Rodrigo Pimentel (criador do 'Capitão Nascimento'), foi logo apontando vários erros do policial analisando apenas UMA foto. Nem parece que ele foi capitão do BOPE e conviveu com todas as dificuldades da profissão.
O melhor mesmo é assistir o Wagner Montes dando moral pra 'puliçada' e 'escrachando' os bandidos no Balanço Geral, hehehe!!!

Tayná disse...

Na espera do seu próximo post, Viiiiiiiiiiiiiiiiiictoorrrr! :-)