quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A Posse

Um dos acontecimentos mais marcantes dessa virada de ano foi, sem duvida, a posse da nova presidente (presidenta?) do Brasil, Dilma Rouseff.
Além de todo o simbolismo no fato de uma mulher chegar a presidência, depois de anos e mais anos de homens na presidência, a posse dela significou também a saída do homem que talvez seja considerado daqui há uns 50 anos o melhor presidente que este país já teve - Luis Inácio Lula da Silva.
Senão foi o melhor, ao menos foi o mais popular. O número absurdo de 87% de aprovação é incrível. Ninguém havia chegado perto desta marca.
Lula pegou um estado quebrando e conseguiu estabiliza-lo. Teve coragem de investigar uma denuncia de corrupção dentro do próprio partido. Enfrentou a crise. Mostrou a todos que empresas estatais podem dar certo, basta serem razoavelmente administradas - basta ver o lucro que a Petrobras gera para o país.
Lula, com o 2º grau apenas, mostrou que não precisa ser sociólogo e falar inglês fluente para ser respeitado internacionalmente.
Ele foi tão bem que elegeu Dilma, que não tinha muito carisma, nem era conhecida do grande publico. Além dela ter sofrido o achincalhamento bizarro da grande mídia.
Lula é o cara.



PS: A cena da Dilma passando as tropas em revista é emblemática. Quem diria que a perseguida pela ditadura hoje chefiaria as forças armadas. Tudo bem que o tempo é outro, o exercito é outro, não tem nada a ver com ditadura, mas... a imagem é de uma ironia pura...

Um comentário:

Thiago disse...

O melhor foi ver a Globo falar do 'momento histórico' de uma mulher tomar posse da presidência do Brasil, depois de meses fazendo campanha contra a candidata do governo. Mas aguardem críticas implícitas nos próximos meses...

Um blog radical, porém interessante, é esse:
http://cloacanews.blogspot.com/