quarta-feira, 1 de abril de 2009

F-1 2009 - Melbourne


E, na madrugada de sábado para domingo, tivemos a primeira etapa da F-1 2009. Etapa esta que confirmou alguns prognosticos e outros nem tanto...

A Brawn GP, realmente, no momento, é a equipe a ser batida. Jenson Button dominou a corrida de ponta a ponta, e venceu com facilidade. E Rubens só não foi na mesma toada porque teve problemas na largada. Aliás, a corrida de Barrichello foi um caso a parte. Patinou na largada, foi abalroado na primeira curva, onde entortou o bico e quebrou o tal difusor milagroso, depois quebrou a parte "torta" do bico, quando ultrapassou Raikkonen, foi pro BOX, trocou o bico... tinha tudo pra chegar lá atrás. Ainda assim, chegou nas últimas voltas em quarto lugar. E o segundo lugar caiu no seu colo...
... afinal, Kubica e Vettel se esmeraram em dar essa posição para Rubens. O acidente deles foi grotesco. A culpa do acidente pode até ser mais de Vettel, que acabou espalhando e batendo em Kubica, mas, o polonês vinha bem mais rápido, por conta dos pneus, e poderia fazer a ultrapassagem com mais tranquilidade na reta, não precisava forçar. De qualquer forma, a corrida deles até ali foi muito boa, principalmente do alemão, que parece ter uma bom carro (RedBull) nas mãos.

A Ferrari foi muito mal. Nem tanto na pista, mas pelos problemas de confiabilidade do carro. Mas ainda acho que é a equipe que pode acabar com o domínio da Brawn.

A Mclaren, esta sim, está bem abaixo. Mas ainda assim, Hamilton conseguiu escapar das besteiras dos outros e marcou um excelente 3º lugar. Que pode ser muito importante no fim do campeonato.

Já a Williams decepcionou um pouco. Os tempos de Rosberg nos treinos livres pareciam colocar a independente equipe no mesmo patamar da Brawn. Mas ainda está abaixo. Como diria o filosofó da esquina, treino é treino e jogo é jogo.

Vale destacar também o bom desempenho da Toyota, que faria terceiro e quinto se não fosse a punição à Trulli. Parece que, dessa vez, a equipe vai "mandar bem".

Mas a corrida da Austrália é meio maluca. Vamos ter um parametro melhor no proximo fim de semana, na malásia. No entanto, uma coisa é certa. A Brawn, ao menos nas 4 primeiras corridas, deve dominar o "circo".

Um comentário:

Thiago disse...

Nem vi a corrida e pouco li de comentários, mas acho que esse ano promete muita disputa e embolação até a última corrida. Pode ser que tudo se acabe no meio do ano ocm o favoritismo de alguam equipe, mas creio que teremos masi equilíbrio do que tivemos no último ano...