segunda-feira, 6 de abril de 2009

Hipocrisia sobre trilhos

Hoje, ao vir para o trabalho, de metrô, como normalmente faço, ouvi - pela enésima vez - uma daquelas mensagens do auto-falante: "Não tenha pressa para embarcar, aguarde as pessoas que estão na composição saírem para fazer o embarque". Ou algo parecido com isso. Fora aquela clássica:"Ao embarcar, dirija-se ao centro dos carros, deixando as portas livres".

Pois bem. Gostaria de saber como é possível atender a essas duas premissas no horário de rush. Às vezes eu acho que o cara do auto-falante nunca andou de metrô.

O metrô, nesses horários, SEMPRE está super-lotado (superlotado? superrllotado? super lotado?), sem espaço para uma mosca. Aí eu pergunto, como deixar as portas livres?!
Além disso, o maquinista, piloto, ou o que seja, jamais espera as pessoas entrarem. Às vezes as pessoas ainda estão saindo do trem, e o sinal de porta fechando já está apitando.

A verdade que o usuário (não só o do metrô, mas o de qualquer transporte coletivo) é tratado como gado. O metrô, por exemplo, sempre está muito cheio. Sempre. E é dimensionado para andar assim, afinal, bastava aumentar o número de carros durante o horário de rush para resolver o problema. Por isso que essas mensagens hipócritas me irritam. Se essa porcaria de transporte está sempre megalotado, pra que ficar enchendo o saco dos passageiros com isso?

E a passagem agora aumentou para R$ 2,80...



3 comentários:

Alan disse...

AÊ! Um post manero, tipo os da Tayná! Parabéns!
Vc tá certo mesmo, mas é o mundo em q vivemos, hipocrisia pura...

Tayná disse...

aeeeeeeeee um post legal q nem os meus! rsrsrsrsrs

ai, ninguem merece, eu odeio o metrô!quero morar num lugar q não precise pegar metrô pra nada!!!

Thiago disse...

Realmente metrô é muito cheio, um dos transportes de massa de maior proporção demográfica, hehehe!!! Mas comparado com a estrutura dos trens é melhor; não bem melhro mas melhor.
A falta de cuidado do pessoal do metrô é evidente. A superlotação é demais em certos horários. Mas infelizmente é o meio mais rápido e certo (o tempo de viagem pouco depende de trânsito e poucas vezes atrasa) memso para quem mora 'perto' do trabalho como eu.
E, na linha 2, a situação é bem mais precária. A administração do metro rio deveria levar mais a sério as reclamaç~eos de seus clientes e melhorar a infra estrutura do sistema. Foram feitas 1586034 integrações sme o menor planejamento, e o metrô atualmente fica cheio durante praticamente todo o horário de funcionamento!!!
Bom post e boa denúncia, VH!!! E continua a luta!!!