terça-feira, 17 de março de 2009

Decisão Patética e Lamentável

Olá pessoal. Depois de 3 dias de inatividade, vamos pôr a casa em ordem.

E já começo com um assunto polêmico. A Fia, hoje, divulgou que a regra de pontuação da F-1 mudou. Ao invés de a tradicional acumulação de pontos, o campeão será decidido pelo número de vitórias no campeonato. Ou seja, ou ganha, ou não vale nada.

Eu nunca vi na minha vida um campeonato de automobilismo assim. Onde já se viu, um segundo lugar não valer absolutamente nada, numa competição de 20 carros?

Essa regra imbecil, que, teoricamente, seria pra aumentar a competitividade e o interesse nas corridas, pode criar uma série de distorções. Por exemplo, imaginem que uma equipe faça um "foguete" e ganhe as cinco primeiras corridas da temporada? Já teríamos o campeonato praticamente decidido, algo impossível no "antigo" sistema de pontos.

Fora que, qual será o interesse de um patrocinador de colocar sua marca num carro que, provavelmente, não vai conseguir, nenhuma vez, ganhar uma corrida?

Qual será o interesse de assistir uma disputa de 2º lugar!?

Como vai ser quando um piloto disparar na frente logo no início? O que vai ter de corrida tendo audiência de 15 minutos...

Acho que essa decisão não se sustenta. Tem muitos interesses em jogo. Ela é tão bizarra, que é até difícil de acreditar que vai pra frente...

7 comentários:

Thiago disse...

Esas mudança de regras foi realmente repentina e radical, faz a gente pensar se não houve manipulação ou forçação...
Tira o glamour das corridas e o esforço de muita gente. Claor que força os 'acomodados'a acelerarem, mas tb tira o merito de quem merece.
Espero q nao va muito a frente...

Tayná disse...

essa mudança não é seria... ou é?

VH disse...

É! não parece, mas é! hehehehe

VH disse...

É! não parece, mas é! hehehehe

Anônimo disse...

Cara, confesso que to de pé atrás ainda com esse novo formato, mas olhando pra história de todos os campeonatos passados, se essa regra tivesse valido desde sempre, a mudança seria mínima, tanto em termos de quem seriam os campeões quanto na antecedência em que o título foi decidido.

É preciso usar fatos. Tem muita gente reclamando dando exemplos absurdos, como um campeão com apenas duas vitórias... na prática não é o que acontece!

Tem gente reclamando que não é justo o campeão ter menos pontos que o segundo, mas o que dizer do primeiro título do Senna??? Nada menos que CINCO corridas eram descartadas. Senna venceu 8 e Prost 7, mas Prost teve muito mais segundos lugares, somando muito mais pontos. Só que com os 5 descartes, Senna venceu. Inclusive, decidindo o campeonato uma corrida antes do fim. E aí?

Prefiro esperar pra ver, mas por enquanto não estou tão preocupado, nem revoltado. Estou, na verdade, ainda mais interessado e curioso pra ver a primeira corrida.

VH disse...

Cara, eu acho que esta regra ia distorcer muita coisa. Quando você corre pelos pontos, você vai tentar sempre a vitória, porque ela te dá mais pontos! isso é fato. É claro que não vai se arriscar a toa, mas campeonatos também são vencidos com inteligência!
Imagina se vc está em 4º numa corrida, muito longe do líder... o que vc iria fazer? ficar na pista, pra desgastar o carro a toa? ou ia abandonar a corrida?
Imagina uma corrida terminando com um carro na pista?

Seria ridículo. Ainda bem que revogaram essa porcaria de regra...

Agora falta mudar esse sistema de pontuação, o 10-8-6-5-4-3-2-1 não valoriza muito as primeiras posições...

Anônimo disse...

Ainda acho que ninguém ia abandonar a corrida se estivesse em quarto, até porque os pontos seriam critério de desmpate. Não ia existir isso de abandonar corrida. Do mesmo jeito que os caras não abandonavam 5 corridas porque elas podiam ser descartadas...

Ia gerar distorções sim, mas acho que no passado já tivemos distorções, foi só isso que eu quis colocar.

Mas, no fim das contas, queria mesmo era o sistema 12,9,7. E falando em mudar sistema de pontos... hehehe... perae, não vou começar outro debate!