terça-feira, 9 de junho de 2009

AF447

Nos últimos dias, a sigla acima que dá título a este post virou sinônimo de tragédia. E, ao mesmo tempo, não se fala de outra coisa.

Não vou aqui descrever os fatos, todos já sabem tudo o que aconteceu (ou melhor, tudo que foi divulgado e especulado, porque, saber mesmo, ninguém sabe) no domingo retrasado, do acidente, das 24 mensagens, dos raios, temporal, etc etc etc...

Nos últimos 9 dias, todos os veículos de comunicação só falam disso. Do leme. Da caixa preta (que na verdade é laranja). Das mais de 200 pessoas que morreram. Da Air France. Do A330. Do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Morre muito mais gente de acidente de transito do que de avião. Mas, acidente de avião é algo muito mais traumático. Na verdade, se analisarmos friamente, a quantidade de pessoas que se acidenta de avião em comparação com quantidade de viagens por dia é praticamente zero. Com certeza o avião é o meio de transporte mais seguro que existe.

Mas, é triste demais. Mais de 200 vidas interrompidas de forma brutal. Sem que saibamos direito o motivo. Nos resta rezar pela alma destas pessoas, e que suas famílias superem o trauma. A verdade é que, nessas horas, não tem muito o que dizer. Não é a toa que demorei 9 dias para escrever alguma coisa (e muito pouco) sobre este acidente.


Foto tirada por mim mesmo, perto da baía de Guanabara, há 2 anos atrás.

4 comentários:

Thiago disse...

Acidentes de avião sem explicação acontecem desde que os vôos se tornaram comericalmente viáveis. É realmente triste, mas creio que a midia sensacionaliza demais e esgota um tema até não poder mais. Pode ver, tanto no Datena, no Ratinho, no Jornl Nacional, sempre é o mesmo tipo de notícia.
Há um mês era a farra de passagens do Legislativo; há uns dois meses, a corrupção no Senado; há umas duas semanas eram casos absurdos de abusos sexuais contra crianças. Desde semana passada é o acidente aéreo. Daqui a pouco é a CPI ou qq outra coisa que falarem.
Nada contra as vítimas desse acidente ou de seus parentes, mas sinceramente acho nque já deu o que tinha que dar; falar mais sobre o assunto é catucar feridas. Deixem que os parentes e amigos saibam de notícias pelos meios mais discretos; há outras formas de se lutar por justiça ou qq compensação.
Acho que a imprensa faz mal em 'explorar' ao máximo um assunto em detrimento dos demais (e tb da paciência do espectador). Deixem que os pasageiros descansem em paz e sigam com a vida.

Tayná disse...

Com certeza todas essas notícias a cada minuto sobre o acidente são exageradas. Mas pelo menos eu vejo nelas um meio de tentar entender como tudo aconteceu. Foi tudo muito trágico e sem explicação, num lugar de difícil acesso, e isso torna tudo muito + intrigante, nos revolta e nos deixa tristes por todas as famílias dos passageiros q estavam lá presentes. Eu fico pensando "caramba, e se fosse eu lá... de lua de mel..." ou "putz, q triste, um casal de velhinhos, tadinhos...".. é uma dor aqui dentro do peito sem explicação, pq eu nunca saberia da existência dessas pessoas se não fosse por essa tragédia. Acho q a tv e os jornais exploram bastante esses assuntos para nos dar uma saída, um momento do dia para nos revoltarmos ou ficarmos tristes, e nos perguntar como pode nossa vida ser tão frágil. Essa é uma justificativa mto bonita para todo o sensacionalismo, qndo na realidade o motivo deles deve ser mesmo os lucros com os furos de reportagem e as notícias em primeira mão.

A minha maior dor nisso tudo é em saber que os passageiros poderiam estar acordados e vendo tudo até o fim.

Ontem eu tive um sonho com eles, com o voo, com tudo. Sonhei que eles estavam acordados durante toda a queda livre, e que estavam com muito medo, tentando ligar seus celulares para falarem pela última vez com seus familiares e amigos. Só que, no momento em que o avião ia se chocar com a água, quando todos estavam se preparando para o impacto, eles se depararam com o avião aterrisando numa pista. Eles não entenderam nada na hora, mas depois perceberam que não sofreram nada para morrer, não sentiram o choque da batida no mar, pois aterrisaram direto no Céu.
O meu desejo é que todos estejam bem, e ainda tenho esperanças de que alguém esteja vivo em algum lugar, tipo "Náufrago" ou "LOST". (me pergunto também se os familiares dos passageiros que assistiam LOST vão continuar assistindo..)

VH disse...

Sei não, acho muito pouco provável que alguém tenha sobrado vivo pra contar história... só não tenho certeza absoluta disso pq não sei qual é o estado dos corpos que foram achados, se eles estavam carbonizados, multilados.... e já acharam 41...

Manero o teu sonho, Tayná... tomara que tenha acontecido assim... ou melhor, tomara que, com a tal despressurização, todos tenham desmaiado e não tenham sentido nada...

é uma merda tudo isso, mas, bola pra frente... como vc disse, isso mostra como nossa vida pode ser tão frágil.

Só não entendi uma coisa, Thiago, como os passageiros vão descansar em paz e seguir com a vida??? rsrs (humor negro sem graça esse meu...)

Alan disse...

Manera a foto. Vc é bom fotógrafo hein!!
Não quer ir no interclubes tirar foto pra mim não????

Acidente aéreo é sempre um trauma geral. Todo mundo fica chocado, dá uma sensação estranha de que a vida é ótima, mas de uma hora pra outra pode acabar.