domingo, 15 de fevereiro de 2009

E a polícia?

O texto abaixo foi tirado do blog "Movimento Carlito Rocha", que é um blog de botafoguenses. Mas vale para qualquer um, menos, talvez, alguns flamenguistas... digo alguns porque muitos sabem da violência de sua torcida. Ou de qualquer organizada.
Enfim, segue o relato de momentos anteriores ao jogo Botafogo 1x1 Flamengo de hoje, que não é responsabilidade deste blog... mas o escriba aqui achou, digamos, interessante...
Lembrando que quem escreveu isso abaixo não fui eu - eu vi o jogo em casa - mas foi um botafoguense.

"Tijuca Tênis clube, 14h40 da tarde. Um grupo de mais ou menos 20 pessoas, com a camisa daquele time e de uma conhecida facção deles, salta do 638 e já começa a provocar aqueles que estão no seu caminho.

Eu estava do outro lado da rua e fiquei esperando atrás da banca de jornal. À frente, estava um senhor, assustado, que contava sobre um grupo de mais de 100 pessoas, dessa mesma facção, que espancou diversas pessoas na Praça Saens Peña armados de paus e pedras.
Fui por dentro e vi, ao longe, na General Roca, vários framenguistas correndo em direção à Praça. No Bob's, que é mais perto do Shopping. não tinha ninguém na rua, aquele clima estranho, com os lojistas assustados e apenas três pessoas com toda a pinta de estarem ali apenas pela confusão, correm na direção da Avenida Maracanã.
Rampa da Uerj, 15h30 da tarde. Um grupo de cerca de 80 pessoas da mesma facção que eu citei acima se aproxima da torcida do Botafogo. Estavam divididos em 2 grupos de uns 40 cada, um de cada lado da pista. O trânsito parou e eles avançaram sem serem impedidos pela polícia. O primeiro grupo que estava na pista de dentro, na calçada do maracanã, começou a bater nas pessoas que passavam.
Houve correria e gente assustada. Muita gente gritou em direção à rampa da UERJ pedindo ajuda. Pouca gente foi, de fato "ajudar", e quem foi precisou correr.
Continuaram avançando com fogos e pedras, e chegaram próximo ao pátio da entrada da UERJ, mas ainda no meio da rua, próximo ao rio.
Alguns torcedores tentaram conter o avanço dos caras, mas a coisa ficou feia por lá. Muita gente apanhando, muita pancadaria. De repente, o pátio ficou limpo. A torcida do Botafogo recuou, e chegaram alguns policiais.
Os caras continuaram avançando em direção à rampa da UERJ quando começaram os tiros. Contei uns 10, no mínimo.
Finalmente alguns cavalos da polícia chegaram, bem como alguns PMs, e a torcida dos caras parou de avançar e começou a recuar.
Houve muita correria no grupo que estava na pista de fora, e o bonde que estava na pista de dentro ficou meio cercado pela polícia, e ia recuando aos poucos.
------------
Eu não vi a briga na Praça Saenz Peña, mas sei que ela sempre acontece, já que é ponto de encontro dessa facção há anos.

Eu não vi a tentativa de invasão deles na rampa da Uerj (escrevi a partir de um relato), mas todos sabem que isso sempre acontecem.

Eu já vi mais de 100 torcedores dessa mesma facção dando a volta no Maracanã sem serem incomodados, mas isso é impossível de acontecer com qualquer outro grupo dos outros times.

Eu vi, hoje, 24 policiais (eu contei) conversando despreocupadamente às 15h45 na entrada da Oeste, encostados na grade. Enquanto isso, naquela curva da Uerj perto da sede da FERJ e na Av. Manoel de Abreu, onde sempre tem briga, não havia nenhum policial.

-------

É inadmíssivel e inexplicável o comportamento da polícia. Pode ser incompetência, mas é claro para todos que está cada vez mais perigoso ir a um jogo contra eles. Não podemos contar com a PM para rigorosamente nada, é um terra sem lei."

Um comentário:

Thiago disse...

Aquela 'curva da Uerj perto da sede da FERJ' tem nome, Rua Radialista Valdir amaral, hehehe!!! O cara podia pelo menos procurar saber o nome da rua...
Mas essas confusões acontecem sempre, seja no Maracanão uno Engenhão... lá no maraca é mais frequente pq é mais antigo e sabe-se q a impunidade rola solta. Apesar das confusões q se vê, pelo menos os 'estacionamentos de rua', flanelinhas e ambulantes irregulares aparentemente sumiram do maraca. Esse choque de ordem com proibição de bebidas pode ser meio exagerado mas tá funcionando no entorno do maracanã. Agora as brigas de torcida são outra história...
E o pior é q nao se limita a um ou dois times, TODOS os times grandes tem torcidas violentas, em maior ou menor numero. Infelizmente estamos cercados de idiotas que não sabem o limite entre curtir um jogo e brigar com adversarios. É uma M...